the GazettE *-*
Visual Kei significa “estilo visual” é um movimento musical que surgiu na década de 80, foi criado esse termo “Visual Kei” por Hide, que então na época era guitarrista do X-Japan.
O visual kei em si ,é uma grande mistura de estilos musicais como o rock, metal, instrumentos de musica clássica e até mesmo instrumentos tipicamente japoneses, que não são comum de se ver no rock ocidental.
A banda considerada pioneira é o X-Japan. O movimento teve seu auge no começo da década de 90, quando bandas como o próprio X-Japan, Buck-Tick, Luna Sea, Malice Mizer e outras bandas conquistaram o público japonês.
O Visual Kei sempre foi aberto e com isso foi ganhando mais variedade e estilos diferentes.
Até a década de 2000, já existia uma boa variedade entre as bandas que foi crescendo cada vez mais, um exemplo disso é a banda "Kagrra" que combina rock com musica tradicional japonesa, que foi chamado de neo-japanesque. Outro exemplo é o "Miyavi", que fez carreira solo tocando violão, e com o tempo começou a usar um pouco mais o pop e hip hop, contando com a ajuda de uma banda que inclui um DJ MC/beatboxer, e um sapateador que deu origem ao neo vizualism.
Em 2002 a banda Dir em Grey começou a usar elementos de metal em sua musica, e pode ter influenciado bandas como,Girugamesh, The Gazette e Sadie.
O termo Visual Kei não denomina apenas um tipo de musica, ou seja pode ter cantores e bandas Visual Kei de Pop, Hip-Hop etc. Algumas pessoas usam outros termos que denominam subgêneros para explicar características diferentes da musica. Apesar que uma parte dos subgêneros foram criados somente pela aparência externa, e não divisão das musicas.Esses gêneros foram de diversificando na metade da década de 90. E é comum quando um gênero se expande outros perdem um pouco de popularidade, e é comum ter diferentes tipos de gêneros por região.
Kotevi Kei
Foi mais popular na década de 90, O kotevi kei tem um estilo de dar mais presença de palco, usando roupas muito chamativas. A maioria das bandas desse estilo atuam na cena indie (independente), a primeira fase do Dir em Grey é um bom exemplo do Kotevi Kei. E apesar de ser tratado como contrário do Soft Visual Kei , ambos tem origem na cidade de Osaka e faziam sucesso em épocas próximas, e tem varias semelhanças.Ainda dentro do Kotevi Kei, podemos distinguir o kuro kei (grupo preto) que tem características de um som mais pesado e composições rápidas. Ao contrário do shiro kei (grupo branco) que tem um som mais leve e letras limpas ou seja musicas mais românticas.
Soft Visual Kei
São bandas que usam roupas menos chamativas e maquiagem leve. È um estilo que tem o maior numero de fãs homens, que surgiu com força no final da década de 90, e com varias bandas atuando na cena Major ou algo parecido. Um exemplo de banda é SIAM SHADE pelo menos no inicio da carreira. O Soft Visual Kei junto com o kotevi kei começa a entrar em extinção no inicio da década de 2000.
Kurofuku kei
Kurofuku kei são as bandas que usavam elementos pretos em suas roupas e pouca maquiagem. São bandas do final da década de 80 até a metade da década de 90, que tinha um estilo mais obscuro com refência ao gótico. Exemplos de bandas nesse estilo são: Buck-Tick e Luna Sea, pelo menos no inicio da carreira.
Oshare kei
Bandas nomeadas Oshare Kei são aquelas que vestem roupas fashion. Esse estilo de banda explodio na cena Indie em 2002, quando a popularidade das bandas kotevi kei começou a cair. No Oshare Kei as bandas usam composições mais pop e usam roupas mais coloridas que outras bandas, exemplo de Oshare kei são: An Cafe, Ayabie e Charlotte.
Koteosa kei
Seria um estilo para qual o Oshare Kei teria evoluído ou a fusão entre Oshare Kei e Kotevi Kei. Por sua aparência e sua musica, exemplo é a banda LM.C.
Iryou kei
Bandas que chegaram a usar roupa de hospital, tipo gazes e curativos nos olhos. Exemplo de banda é Malice Mizer. Tinha letras obscuras e falavam de locais sombrios e úmidos.
Nagoya kei
Foi usado o termo Nagoya Kei , para bandas com origem a cidade de Nagoya. Essas bandas ganharam fama no começo da década de 90 e atuavam na cena Indie. Há varias bandas que parecem com Kotevi Kei e Kurofuku Kei, mais desenvolviam sua própria musica. Porque as pessoas de Nagoya não simpatizam muito com as pessoas de Tóquio, e isso fez com que as bandas atuassem mais perto uma das outras e o que contribuio a ter um ambiente mais fechado, onde puderam desenvolver suas próprias características.Esse estilo é representado por bandas como Unsraw e Death Gaze.
0 comentários:
Postar um comentário